Cotidiano

Exército realiza treinamento de deslocamento de tropas por terra e ar

201605181620416567.jpgRIO – Como parte dos preparativos paras Olimpíadas, o Exército está realizando duas semanas de ensaios e treinamentos. Nesta quarta-feira, três aeronaves acompanhariam o deslocamento das tropas terrestres que deslocariam de Deodoro, na Zona Oeste, em direção ao Colégio Militar, na Tijuca. O tempo nublado, no entanto, mudou os planos. Os três helicópteros não puderam decolar no horário previsto, por falta de teto, e o deslocamento dos militares ocorreu sem que o monitoramento do Sistema Olho da Águia, que consiste em uma câmera acoplada a um helicóptero esquilo. As imagens são transmitidas em tempo real para a sala de controle que fica no prédio do Comando Militar do Leste (CML).

Além do treino da tropa para atuação em situações de crises, também está sendo realizada a Operação Corcovado, conduzida pela aviação do Exército. O Comando Geral de Defesa de Área (CGDA) divide a atuação em quatro pontos ? Copacabana, Maracanã, Deodoro e Barra da Tijuca ? onde ocorrerão as competições esportivas. São os Comandos de Defesa Setoriais (CDS). Segundo o porta-voz do CDGA, coronel Mário Medina, a atuação do Exército só ocorrerá depois que for esgotada ação das forças de segurança e com o consentimento da Presidência da República.

Nos exercícios que estão sendo realizados esta semana estão sendo empregados três mil militares e 13 helicópteros. O deslocamento das tropas terrestres da força de segurança ocorrido no exercício desta quarta-feira, os militares levaram 1h05m para fazer o percusso de Deodoro até o Colégio Militar. Eles fazem parte da força de segurança, uma espécie de tropa de choque, que são munidos de extintores de incêndio e megafones para dispersar multidão. O tempo considerado muito alto pelo coronel Medina. Segundo ele, como parte do teste, serão estudados todas as opções de deslocamento.

Somente depois das 14h, dois helicópteros conseguiram decolar. Um Cougar, com capacidade para 18 militares, e um Pantera, que tem seis lugares. Os dois pousaram no campo de futebol do Colégio Militar. Armados com fuzis, eles simularam uma ação para conter um momento de crise.

Nas Olimpíadas, serão 20 mil militares que estarão no Rio vindos de São Paulo, Minas Gerais e também do Paraná, além de 900 veículos, 180 motos e 28 helicópteros, sendo quatro deles equipados com câmeras com sensores infravermelhos.

O coronel Mário Medina explicou ainda que o Exército só terá poder de polícia em Deodoro, porque é uma área militar. Para atuação em outras áreas da cidade, somente com autorização do presidente. Há apenas algumas exceções. Para a proteção de estruturas estratégicas, já foi assinada uma autorização para o patrulhamento de áreas, como por exemplo, linhas de transmissão, subestações de energia e de abastecimento de água.

? Se a gente não for empregado em nada é sinal que a nossa missão foi cumprida ? disse o general Fernando Azevedo e Silva, comandante do CML, ao apresentar a sala de monitoramento.

A Sala de Comando e Controle, que funciona no Palácio Duque de Caxias, é integrada ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança, e o Centro de Operações da prefeitura. No local, onde ficarão militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, há o Sistema Pacificador. Trata-se de um software gerencial que proporciona ao comandante saber da situação , permitindo o acompanhamento de todas as ações e deslocamentos de tropas.