Cotidiano

Exército iraquiano ataca bairros de Mossul dominados pelo EI

65385357_TOPSHOT - Iraqi forces advance on February 23 2017 towards Mosul ai.jpg

MOSSUL ? O Exército iraquiano avança a oeste da cidade de Mossul, no Iraque, um dia depois de reconquistar o aeroporto da cidade. É a primeira vez desde o início da ofensiva, há quatro meses, que as forças conseguem entrar na região, principal reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI). O avanço é um importante passo para recuperar a cidade e expulsar os jihadistas, que assumiram o controle da cidade em 2004.

O tenente das tropas de elite antiterrorismo do Iraque, Sami al-Aridhi, afirmou que os militares assumiram o controle da base Ghozlani, aprofundando o avanço na zona sudoeste da segunda maior cidade do Iraque. Depois de ter anunciado no fim de janeiro o controle da zona leste de Mossul, as forças iraquianas iniciaram no domingo passado uma operação para recuperar a parte oeste da cidade, que é dividida pelo rio Tigre. Iraque Mossul

Durante a semana, as tropas iraquianas avançaram e assumiram o controle de várias localidades e áreas abandonadas. Nesta sexta-feira, comandantes militares confirmaram que as forças do governo controlam completamente o aeroporto de Mossul, na periferia sudoeste da cidade.

? Posso confirmar que o aeroporto está totalmente liberado ? declarou o general Abas al-Juburi, comandante da Força de Intervenção Rápida (FIR) do ministério do Interior, que comandou a operação.

O militar informou que as forças iraquianas retiraram todos os explosivos que haviam sido deixados no local pelos extremistas do EI. A ONU vem expressando preocupação pela segurança dos civis presos ali, que poderiam chegar a 650 mil pessoas.