Cotidiano

Exército do Iraque encontra cerca de cem corpos decapitados ao sul de Mossul

IRBIL ? O Exército do Iraque disse ter encontrado uma fossa comum em Irbil, ao sul de Mossul com cerca de cem corpos decapitados. O porta-voz do Comando da Junta Militar, general-brigadeiro Yahya Rassol, disse que os corpos foram descobertos nesta segunda-feira perto de uma universidade de agronomia na cidade de Hamam al-Alil. A maioria foi reduzida a esqueletos.

Uma equipe de peritos de Bagdá irá investigar o local nesta terça-feira. Rassol disse que o estado de decomposição dos corpos dificulta afirmar pelas roupas se eram civis ou soldados.

O Estado Islâmico realizou vários massacres desde o início de sua ofensiva no norte e no centro do Iraque em 2014, e costuma documentar com fotos e vídeos que circulam pela internet.

As forças iraquianas lançaram uma operação no mês passado para retirar os extremistas de Mossul e áreas próximas.

A ofensiva do Estado Islâmico entrou nesta segunda-feira na sua quarta semana com um novo avanço das forças iraquianas na frente sul. A Polícia Federal, o Exército e as forças de elite do Ministério do Interior tomaram o controle da cidade de Hamam al-Alil, última grande cidade ao sul de Mossul.

Esta reconquista abre caminho para as forças iraquianas aumentarem a pressão na periferia sul de Mossul, onde estão localizados o aeroporto internacional e uma importante base militar que o exército havia abandonado em junho de 2014, quando o EI assumiu o controle da segunda maior cidade do país.

A nordeste de Mossul, as forças curdas iraquianas, Peshmergas, lançaram nesta segunda-feira um ataque em Bachiqa, cidade localizada perto de uma base controversa, onde as tropas turcas estão implantadas, informou um comandante.