Cotidiano

Exército da Síria retoma Aleppo por completo

63454342_TOPSHOT - Syrian rebel fighters are evacuated from Aleppo towards r.jpgDAMASCO ? O regime sírio retomou nesta quinta-feira o controle total de Aleppo, a segunda cidade do país, conquistando a sua maior vitória frente aos rebeldes desde o início da guerra, em 2011. A conquista foi descrita pelo Exército sírio como uma ?guinada na guerra?.

?Graças ao sangue dos nossos mártires e aos sacrifícios das nossas valorosas Forças Armadas, assim como das forças auxiliares e aliadas, o Estado-maior das Forças Armadas anuncia o retorno da segurança a Aleppo, após sua libertação do terrorismo e dos terroristas e da saída daqueles que ali permaneciam?, anunciou o Exército sírio em um comunicado.

O governo começou a reconquistar terreno após receber a ajuda de bombardeios russos, de forças do Irã e da milícia libanesa do Hezbollah. Aleppo foi alvo de pesados ataques e se tornou um dos símbolos da guerra.

?Esta vitória representa uma guinada estratégica na guerra contra o terrorismo, ressalta a capacidade do Exército sírio e seus aliados em vencer a batalha contra os grupos terroristas e estabelece as bases de uma nova fase para tirar o terrorismo de todo o território da República Árabe Síria?, indicou o texto.

O anúncio foi feito depois da saída do último comboio de rebeldes e civis do leste de Aleppo, ex-reduto rebelde da metrópole, que caiu após um mês de uma violenta campanha de bombardeios aéreos e terrestres.

Com a queda de seu bastião, transformado em ruínas depois dos violentos bombardeios, os rebeldes sofreram seu pior revés desde o início da guerra.