Cotidiano

Executivos americanos pressionam UE para evitar multa à Apple

260590608_1-6.jpg

NOVA YORK – Um dos principais grupos empresariais dos Estados Unidos está se mobilizando para pressionar os líderes da União Europeia contra a multa de ? 13 bilhões em impostos não pagos que Apple deve pagar à Irlanda. O Business Roundtable, organização mais influente no mundo corporativo, está mandando cartas a todos os governos europeus para que intervenham na decisão da Comissão Europeia, segundo informações do ?El País?. O lobby é feito por 185 companhias, como Catterpillar, Walmart e Dow Chemical.

apple_1609

A Apple não está envolvida no movimento, mas seu diretor executivo, Tim Cook, já afirmou que a medida imposta pela União Europeia é ?puro lixo político?. A companhia e o governo da Irlanda já disseram que vão recorrer da decisão.

De acordo com o jornal espanhol, John Engler, presidente da associação empresarial, qualifica a atuação da Comissão Europeia como ?ato de agressão? contra multinacionais americanas e a soberania dos EUA.

?Cumprir a lei já não é suficiente para as empresas americanas?, sustenta o executivo, afirmando que, com a decisão, a comissária antitruste da UE, Margrethe Vestager cria um imposto com o qual não contavam.

Engler já havia demonstrado sua decepção com a atitude europeia em agosto, quando considerou a ação ?uma nova forma perigosa de protecionismo?.

Na quinta-feira, o governo americano adotou uma nova ação para limitar que as empresas se beneficiem dos créditos que se aplicam às operações no exterior, diz o ?El País?. A medida busca fechar outra via de escape de impostos de sociedades e se soma à medida adotada para dificultar fusões que têm como objetivo estabelecer a sede fiscal da empresa em outros país com melhores benefícios fiscais.