Cotidiano

Executivo da Exxon é cotado para diplomacia de Trump

WASHINGTON – O diretor-executivo da Exxon Mobil, Rex Tillerson, era citado como o escolhido pelo presidente eleitro Donald Trump para ocupar o posto de secretário de Estado da Casa Branca, revelou a agência Reuters citando uma fonte envolvida no processo de transição para o novo governo. Trump se reuniu com Tillerson na terça-feira e deve encontrá-lo novamente este fim de semana, acrescentou a fonte. Trump estaria assim nos últimos dias de deliberações para formar seu principal chanceler, com um anúncio oficial provavelmente ocorrendo na próxima semana.

De acordo com a fonte, que pediu para permanecer anônima, Tillerson foi favorecido pela decisão do ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani de não ser considerado para o cargo de secretário de Estado. Tillerson, de 64 anos, teria superado também a concorrência de Mitt Romney, ex-candidato republicano à Presidência, que chegou a se reunir com Trump duas vezes, inclusive durante um jantar em Nova York. A fonte, porém, disse que o nome de Romney não foi descartado, assim como o de John Bolton, ex-embaixador dos EUA nas Nações Unidas; o senador do Tennessee Bob Corker; e o almirante reformado James Stavridis.

A retirada do nome de Giuliani ocorreu por iniciativa da equipe de transição de Trump, devido a suas ligações empresariais no exterior, no que foi descrito pela fonte ouvida pela Reuters como um ?intenso? esforço de advogados e contadores. Mas Giuliani, que dirige uma firma global de consultoria, estaria, segundo a equipe de transição, em condições de assumir o cargo sem que seus negócios representassem algum conflito de interesses.

Se Tillerson foi indicado, seus negócios também terão que ser escrutinizados. A Exxon Mobil opera em mais de 50 países e divulga que explora petróleo e gás natural em seis continentes. Em 2011, a companhia assinou um acordo a gigante estatal russa Rosneft para exploração e produção petrolífera conjunta. Desde então, as duas empresas já fizeram dez projetos de joint-ventures na Rússia. Em 2013, o presidente russo, Vladimir Putin, concedeu a Tillerson a medalha da Ordem da Amizade.