Cotidiano

Excesso de chuva: Produtores estimam prejuízos de até 30%

A chuva constante dos últimos meses afetou a qualidade das lavouras

Cascavel – O sojicultor Aparecido Domingos não está contente com o andamento da safra. A chuva constante dos últimos meses afeta a qualidade das lavouras.

“Só conseguimos fazer três aplicações de fungicidas. Até durante a noite fizemos aplicação devido ao excesso de umidade e por causa dessa chuvarada, calculamos pelo menos 30% de perdas”, revela.

De acordo com técnicos do Deral (Departamento de Economia Rural), ainda não há balanços nem previsão dos prejuízos na região, mas extraoficialmente fala-se de 10% a 30% na região.

“Entramos em contato com as cooperativas e por enquanto as perdas são insignificantes. Vamos analisar as lavouras nos próximos dias e dia 22 divulgaremos os dados, mas no momento não tem como precisar”, relata a economista Jovir Esser.

A umidade seguida de sol forte é uma excelente combinação para o desenvolvimento de doenças.  Outro fator que tem deixado os produtores preocupados são os casos de ferrugem asiática na região. Em Cascavel, até segunda-feira (4), um caso havia sido confirmado pelo Consórcio Antiferrugem, mas o escritório da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) não descarta outros.

Nos 450 hectares cultivados por Aparecido Domingos, pelo menos 80 hectares foram atingidos pela ferrugem.

“Estamos monitorando e conseguimos controlar a doença. Devido a esta ocorrência também calculamos perdas de até 30% nesta parte da lavoura. A produtividade diminui e a qualidade dos grãos não será a mesma”, frisa.

“A orientação é que o produtor fique de olho e faça o monitoramento diário. Quando o tempo der uma trégua faça a aplicação e assim estará combatendo também outras doenças”, afirma o agrônomo da Adapar Alberto Carniel.

O fungo da ferrugem se desloca com o vento e pode chegar às lavouras vizinhas provocando danos irreparáveis caso não seja controlada.

(Com informações de Eliane Alexandrino)