Cotidiano

Excesso de chuva em julho pode comprometer colheita do trigo

Para evitar perdas, produtores estão aplicando fungicida nas lavouras

Cascavel – Há quase um mês sem chuva no Oeste do Paraná, com promessa de que ela volta hoje à região, os produtores de trigo estão preocupados com a produtividade. É que a cultura tem melhor desenvolvimento com o tempo seco, mas com temperaturas baixas. Mas não é o que vem ocorrendo. O veranico com temperaturas que passam dos 30ºC mudou o cenário e deixou o inverno com características e jeito de verão.

Por outro lado, o excesso de chuva do mês passado prejudicou parte das lavouras. Por isso, muitos produtores tiveram que fazer várias aplicações de fungicida para controlar as pragas.

“Plantamos 200 hectares do grão e apesar das altas temperaturas, o trigo está em uma fase bonita, de frutificação. Como fizemos aplicação antes da chuva, nossa lavoura não terá perdas na produtividade final”, avalia o produtor Zeca Zardo.

Mas aqueles produtores que não fizeram a aplicação no período de floração ou frutificação poderão arcar com prejuízos. É o que afirma o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) J. J. Pertile.

“Em julho durante o longo período de chuva, muitos produtores não conseguiram fazer a aplicação e muitas doenças estão aparecendo em parte dessas lavouras neste momento. Já podemos estimar perdas significativas nessas áreas que foram comprometidas com excesso de umidade”, afirma.

O orvalho da manhã seguido das altas temperaturas são outros vilões para a cultura.

“O produtor tem que ficar em alerta, essa combinação de orvalho e calor pode afetar a lavoura com doenças, mas uma chuva leve não é problema neste momento, pois estaria contemplando o ciclo e favorecendo o desenvolvimento da planta”, reforça Pertile.

Nos 28 municípios que integram a regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel foram cultivados 130 mil hectares de trigo com uma produtividade esperada de 370 mil toneladas. Somente em Cascavel foram 27,5 mil hectares e a previsão é colher 77 mil toneladas. Até a semana passada a saca de 60 quilos de trigo estava sendo comercializada a R$ 33.

Nos próximos dias, técnicos do Deral percorrem os municípios para avaliar a qualidade das lavouras. Após o dia 25 de agosto um relatório será apresentado.

(Com informações de Eliane Alexandrino)