Cotidiano

Excecutivos da Odebrecht assinam acordo de delação premiada

BRASÍLIA – O empresário Marcelo Odebrecht e mais de 60 outros funcionários da Odebrecht deverão assinar ainda nesta quarta-feira acordo de delação premiada com procuradores da República de Brasília e Curitiba responsáveis pelas investigações da Operação Lava-Jato. Delatores e advogados de boa parte dos investigados já estão em Brasília desde ontem para concluir uma negociação que vinha se arrastando desde o início do ano.

Os acordos, os mais esperados desde o começo da Lava-Jato, têm potencial para colocar em cheque o sistema de financiamento político do país, segundo disse ao GLOBO uma fonte que conhece o caso de perto. Pelas informações obtidas pelo jornal, os delatores fizeram acusações contra líderes de todos os grandes partidos da base governista e da oposição. Pelo menos 130 políticos, entre deputados, senadores, ministros, ex-ministros deverão ser atingidos.

Os delatores também teriam apontado o dedo contra, no mínimo, 20 governadores e ex-governadores. Uma das fontes disse ao jornal que as acusações vão atingir a reputação dos principais presidenciáveis do atual quadro político.