Cotidiano

Ex-tesoureiro do PT é libertado na Lava-Jato

SÃO PAULO. O ex-tesoureiro nacional do PT Paulo Adalberto Alves Ferreira, que estava preso desde junho de 2016, quando foi preso na Operação Abismo, uma das fases da Lava-Jato, obteve ordem de soltura deferida pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara da Justiça Federal em Curitiba, durante audiência realizada nesta quinta-feira pelo seu defensor, o advogado Elias Mattar Assad.

O pedido para que o acusado passasse a responder em liberdade foi formulado em dezembro passado a Moro, durante uma audiência com a defesa de Ferreira, formada pelos advogados Elias Mattar Assad, Luiz Bueno e Vicente Bomfim.

O juiz Sérgio Moro inicialmente arbitrou fiança de R$ 1 milhão, que foi reduzida a pedido da defesa para R$ 200 mil. Nesta quinta-feira, em nova audiência, foi resolvida a questão do recolhimento da fiança e o juiz Sérgio Moro determinou a expedição da ordem de soltura, que deverá ser cumprida nas próximas horas, no presídio de Tremembé, em São Paulo.

Em dezembro passado, em depoimento a Moro, Ferreira admitiu ter recebido recursos “informais” para campanhas eleitorais. “É um problema da cultura política nacional, doutor Moro. Eu não estou aqui para mentir para ninguém. Estou aqui para ajustar alguma dívida que eu tenho. Negar informalidades nos processos eleitorais brasileiros, de todos os partidos, na minha opinião, é negar o óbvio”, disse ao juiz.