Esportes

Ex-terrorista, atleta perdeu o movimento das pernas depois de greve de fome

sebastianrodriguezveloso.jpgUm dos talentos da Espanha na natação, o nadador Sebastián Rodríguez, de 59 anos, dono de 16 medalhas? oito delas de ouro, tem uma história um pouco diferente da maioria dos atletas da Paralimpíada do Rio. Considerado um ex-terrorista, o espanhol perdeu o movimento das pernas em decorrência de lesões causadas por uma desnutrição intencional? preso, ele fez uma greve de fome que durou mais de um ano.

Nos anos de 1980, Chano, como o atleta é conhecido, fazia parte do grupo de extrema-esquerda Grupo de Resistência Antifascista Primeiro de Outubro(Grapo). A organização é considerada terrorista pela União Europeia.

Prisão e greve de fome

Em 1984, aos 25 anos, Sebastián foi pego e condenado a 84 anos de prisão pela participação no assassinato de um empresário, em Sevilla, e em uma série de atentados a bomba assumidos pelo Grapo.

Para pressionar as autoridades do país a reunir os integrantes do grupo terrorista no mesmo presídio, em 1990, Rodríguez decidiu fazer uma greve de fome ? que durou 432 dias. Entre idas e vindas no hospital, a falta de nutrientes causou a paralisia das pernas.

Em 1994, Sebastián foi colocado em liberdade condicional graças a uma lei espahola que concede liberdade para detentos em estado grave. Em 2007, 23 anos depois de ser preso, Sebastián Rodríguez ele recebeu um perdão do govern espanhol.

Polêmica

Nas Paralimpíadas Sydney-2000, o nadador conquistou cinco medalhas de ouro, mas quase perdeu as premiações por mentir para o Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Ele declarou ao IPC que sua deficiêncianos membros inferiores era proveniene de um acidente automobilístico. Quando a farsa foi descoberta, outros atletas pediram que ele fosse banido do esporte. Contudo, o órgão optou por manter as premiações.

Na Paralimpíada do Rio, Sebastián Rodríguez ficou em quinto colocado nos 200m livre e na quarta posição nos 100m da classe S5 ? provas em que o brasileiro Daniel Dias conquistou o ouro e bateu recordes. mas o espanhol ainda tem uma chance, no sábado ele vai disputar os 100m livre S5.