Cotidiano

Ex-senador Pedro Piva morre em São Paulo

senadorlafer.jpgSÃO PAULO. Ex-senador autor da lei de incentivo ao esporte que leva o seu nome, Pedro Piva morreu no domingo aos 83 anos, na fazenda de sua família, em Leme, no interior de São Paulo. Suplente do senador José Serra na eleição de 1994, Piva, também filiado ao PSDB, assumiu a vaga em duas oportunidades. Na primeira, entre 1995 e 1996, quando o titular ocupou o Ministério do Planejamento. Na segunda, entre 1998 e 2002, no período em que Serra esteve à frente do Ministério da Saúde.

No Senado, Piva, que também fazia parte do conselho de administração da empresa de papel e celulose Klabin, foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos. Em 1999, apresentou o projeto que receberia o apelido de Lei Piva e previa a destinação de parte de recursos de loterias federais para o esporte olímpico e paraolímpico.

A cordialidade foi a marca de sua atuação no Senado. Na sua despedida do posto, até a então senadora Heloísa Helena, na época no PT e opositora radical do tucanos, disse ter recebido do colega um tratamento ?carinhoso e respeitoso?, mesmo ?diante do abismo ideológico existente? entre eles.

Formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, Piva nunca atuou na área e acabou seguindo a carreira de empresário. Era casado com Sylvia Lafer, filha de Horácio Lafer, um dos fundadores da Klabin, e ocupava uma das cadeiras do conselho de administração da empresa desde os anos 1970.

O empresário deixou três filhos: Horácio Lafer Piva, ex-presidente da Federação das indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Eduardo Piva e Regina Piva Coelho de Magalhães.