Cotidiano

Ex-secretário do ES assume área de petróleo do Ministério de Minas e Energia

BRASÍLIA – O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, nomeou nesta quinta-feira o servidor da Petrobras Márcio Felix, como novo secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis. Há 33 anos na estatal, ele atuava como gerente-geral de América do Norte e África na Exploração e Produção Internacional. Felix também atuou em governos do Espírito Santo, onde foi secretário do desenvolvimento.

O ministro Coelho Filho estava anteriormente inclinado a indicar para o posto Marcelino Guedes, que foi presidente da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, seu estado. Apesar de ser próximo do ministro, agentes do setor pressionaram contra a indicação de Guedes.

Com a indicação de Felix, Coelho completa seu secretariado no MME, tendo trocado todos os nomes da gestão anterior. No dia 30 de maio, foram confirmados os nomes dos secretários de Energia Elétrica, Fábio Lopes; de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Eduardo Azevedo; e de Geologia e Mineração, Vicente Lôbo. Na secretaria-executiva, já atua Paulo Pedrosa. O matemático Luiz Augusto Barroso será o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).