Cotidiano

Ex-presidentes fortalecem coordenadoria

Leoveraldo apresentou os quatro eixos centrais dos trabalhos da atual gestão, a partir da metodologia do programa Capacitar

Cascavel – Sete ex-presidentes estiveram reunidos na noite de segunda-feira, em Cascavel, com o atual presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, para conhecer melhor e fazer ponderações para o aprimoramento das atuais defesas da Coordenadoria. O objetivo é fazer com que, por meio de encontros regulares, os ex-presidentes possam contribuir ainda mais com o fortalecimento de uma das principais entidades do setor produtivo do Estado.

Leoveraldo apresentou os quatro eixos centrais dos trabalhos da atual gestão, a partir da metodologia do programa Capacitar, que são: desenvolvimento local, cultura associativista e prestação de serviços e gestão. Em encontro em Assis Chateaubriand no primeiro semestre do ano, oito moções foram eleitas e dão norte às ações da Caciopar principalmente no biênio 2016/2018.

As moções estão ligadas a investimentos em energia e infraestrutura, na valorização e proteção do meio ambiente, em soluções de questões fundiárias e no aprimoramento da legislação trabalhista e também por reformas, essencialmente da tributária, política e administrativa. As oito foram aprovadas pelos ex-presidentes, que fizeram ponderações sobre a importância de o movimento organizado trabalhar pela modernização das condições de trabalho das empresas, das legislações e por uma estrutura pública mais eficiente e ágil.

Os ex-presidentes da Caciopar, que integram o Conselho Consultivo, passam a ter papel ainda mais destacado no cotidiano da Coordenadoria. “Além de tudo o que já fizeram, vão emprestar seu conhecimento e sua experiência para dar ainda mais segurança e assertividade às decisões, projetos e posturas da Coordenadoria”, conforme Sergio Marcucci, presidente do Conselho.

Constituída em 3 de abril de 1976, a entidade representa 46 associações comerciais empresariais do Oeste do Paraná. Inicialmente ficou combinado que eles vão se encontrar em média duas vezes por ano.

Moções

Primeiramente, há intenção de que os ex-presidentes escolham uma das oito moções para trabalhar de forma especial, com base em um amplo e detalhado planejamento a fim de tirar a solicitação do papel com a maior brevidade possível. Eles também vão contribuir com a indicação técnica e por análise de mérito de candidatos a receber a Comenda Hylo Bresolin. Os ex-presidentes presentes à reunião de segunda-feira foram: Eduardo Francisco Sciarra, Rogério Stein, Khaled Nakka, Sergio Marcucci, Pedro Pegoraro, José Carlos de Souza e Oli Sarolli.