Cotidiano

Ex-presidente uruguaio Pepe Mujica visita Foz e defende o amigo Lula

Mujica concedeu entrevista coletiva antes de palestra a estudantes

Foz do Iguaçu – “Eu sempre o apoiei e não tenho que demonstrar nada. Que o investiguem. Não sei o que o Brasil deve fazer. Mas, Lula é meu amigo. Tenho amigos que vou visitar na prisão também”, declarou o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em entrevista coletiva pouco antes de falar aos alunos da Unila (Universidade Federal de Integração da América-Latina), na terça-feira (15).

Na última sexta-feira ele já havia assinado junto com outros 13 ex-chefes de Estado e de governo da América Latina e da Europa uma declaração de apoio ao ex-presidente brasileiro. Questionado se Lula pode se tornar um preso político, Mujica se recusou comentar e respondeu com uma comparação entre ex-presidentes populistas.

“Todos os estados brasileiros têm hoje uma rua importante que se chama Getúlio Vargas, menos São Paulo”, desconversou.

“Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”, brincou o ex-presidente uruguaio, ressaltando que, em sua opinião, pode estar em curso um movimento para acabar com a carreira do amigo.

“Todos sabem que ele [Lula] é carismático e fez uma obra importante no Brasil. O que não concordo é que destrocem o País. O povo brasileiro está pagando um preço que não merece”, acrescentou.