Cotidiano

Ex-presidente português Mario Soares tem leve melhora após internação

LISBOA ? O ex-presidente português Mario Soares apresentou uma leve melhora do seu estado de consciência, segundo o hospital da Cruz Vermelha de Lisboa. Aos 92 anos, ele foi internado na terça-feira em estado crítico. Seu médico e sobrinho, Eduardo Barroso, afirmou que o antigo presidente da República estava inconsciente.

“O estado de saúde de Mario Soares continuou estável durante a noite, sem mudanças significativas nos sinais vitais e com uma leve melhora de seu estado de consciência”, indicou o porta-voz do centro hospitalar, José Baratak, nesta quarta-feira. “Está inconsciente, mas reage aos estímulos?.

Sem detalhar as razões precisas da hospitalização de Soares, o porta-voz indicou simplesmente que o ex-presidente se sentia indisposto.

O ex-presidente, que contribuiu para a queda da ditadura em 1974 e a integração do país à União Europeia, se manteve na primeira linha do cenário político por mais de 40 anos. Figura histórica de Portugal, foi o fundador do Partido Socialista Português (PSP), ministro das Relações Exteriores, duas vezes chefe de governo, presidente da República de 1986 a 1996 e eurodeputado.

Muito ativo até uma idade avançada, se opôs às medidas de austeridade impostas pelo ex-governo de centro-direita para equilibrar a economia do país, que esteve sob assistência econômica internacional entre 2011 e 2014.

Após a morte de sua esposa, Maria Barroso, em julho de 2015, foi se retirando aos poucos da vida pública. Visivelmente debilitado por problemas de saúde, foi homenageado em julho pelo atual governo socialista. Sua última aparição pública ocorreu em setembro, durante uma homenagem a sua falecida esposa. Em 7 de dezembro, completou 92 anos.