Cotidiano

Ex-presidente da Comissão Europeia vai para Goldman Sachs

201464079.jpgLONDRES – Presidente da Comissão Europeia por dez anos, até 2014, o português José Manuel Barroso foi contratado pelo Goldman Sachs para ajudar a instituição a enfrentar o novo cenário com a saída do Reino Unido da União Europeia. Barroso, que também foi primeiro-ministro de Portugal, será o presidente do conselho de administração e conselheiro do Goldman Sachs Internacional, que reúne as operações da instituição na Europa e no Reino Unido. Segundo o jornal britânico ?The Guardian?, a remuneração de Barroso não foi divulgada.

?Evidentemente, eu conheço bem a União Europeia e também o ambiente britânico. Se meus conselhos puderem ser úteis nas atuais circunstâncias, estou pronto a ajudar. Não sabemos exatamente qual será o resultado da negociação (entre a União Europeia e o Reino Unido), mas os direitos de passaporte (que permite oferta de serviços em todo o bloco) será uma das questões mais delicadas?, afirmou ele em entrevista ao ?Financial Times?.

Em sua entrevista ao jornal britânico, Durão Barroso disse que seu trabalho será no sentido de mitigar os efeitos negativos do resultado do referendo. No fim de seu segundo mandato à frente da Comissão Europeia, ele foi crítico da forma que o primeiro-ministro David Cameron lidava com a questão dos imigrantes e a tentativa de impor um limite a quem vinha do Leste da Europa.