Cotidiano

Ex-premier Tony Blair lança missão contra saída britânica da UE

BRITAIN-EU_BLAIR

LONDRES ? O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair afirmou que vai lançar uma nova campanha para convencer o Reino Unido a não deixar a União Europeia (UE). O político está determinado em criar um movimento contra o Brexit, alegando que a decisão pode prejudicar as próximas gerações. Ele argumenta que a votação de junho do ano passado teria sido baseada em informações imprecisas. Chamada por ele de missão, a campanha deve unir todos os grupos e políticos que, à direita e à esquerda, querem seguir na UE.

Em nota, Blair adiantou parte do discurso que fará no evento Open Britain, nesta sexta-feira: ?As pessoas votaram sem saber realmente os termos do Brexit. A partir do momento que esses itens se tornam claros, é o direito delas de mudaram de ideia. Nossa missão é convencê-las a isso?.

Blair acusou, ainda, o governo da premier conservadora Theresa May de buscar ?o Brexit a qualquer custo?. Mesmo que isso signifique colocar o país à beira do precipício por renunciar às vantagens econômicas de pertencer ao bloco apenas para controlar a chegada de imigrantes europeus.

Segundo o político trabalhista, quem quer continuar fazendo parte do mercado único não deve ser considerado anti-patriota. ?Estamos fazendo isso exatamente porque somos cidadãos orgulhosos de nosso país?.

Na semana passada, deputados britânicos rejeitaram a ideia apresentada pelo líder liberal-democrata Tim Farron de um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da UE. Em uma votação esmagadora ? por 494 votos a favor e 122 contra o início da ruptura com o bloco ?, o Brexit foi aprovado formalmente na Câmara dos Comuns. Cabe à primeira-ministra, Theresa May, o poder de iniciar o processo.