Cotidiano

Ex-premier do Kosovo é preso com passaporte diplomático na França

Kosovo France-GSS32F5G0.1.jpgPARIS/PRISTINA – A polícia francesa prendeu nesta quarta-feira o ex-primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, comandante da guerrilha independista durante a guerra de 1998 e 1999. A detenção foi feita com base em um mandado de prisão emitido pela Sérvia, que o considera um criminoso de guerra por seu papel na liderança de uma insurgência em sua antiga província do Sul do Kosovo, que declarou a independência com apoio ocidental em 2008.

Haradinaj foi brevemente como primeiro-ministro do Kosovo entre 2004 e 2005, enquanto era uma ala das Nações Unidas, antes de ser julgado e absolvido duas vezes de crimes de guerra em um tribunal da ONU em Haia.

A polícia da fronteira francesa o prendeu na chegada ao aeroporto de Basel-Mulhouse, no Leste da França, em um voo de Pristina, disseram as fontes. Haradinaj, líder do partido de oposição Aliança para o Futuro do Kosovo (AAK), viajava com passaporte diplomático quando foi detido pelas autoridades francesas.

Uma fonte judiciária francesa disse que os investigadores começariam nesta quinta-feira a analisar se havia razões para não executar o pedido de extradição, especialmente no caso de ter sido emitido por razões políticas.

“Ele foi detido pelas autoridades francesas com base em um mandado de prisão emitido pela Sérvia em 2004, que para nós é inaceitável”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Kosovo em comunicado.

O ministério disse que estava fazendo todo o possível para garantir sua libertação, o que esperava que acontecesse em breve.

Em junho de 2015, Haradinaj foi preso pela polícia eslovena, mas foi libertado após dois dias de pressão diplomática.

Kosovo e França têm boas relações diplomáticas e Paris continua a ser um dos maiores apoiantes do mais jovem Estado europeu.