Cotidiano

Ex-ministro Tarso Genro fala ao juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira

SÃO PAULO. O juiz Sérgio Moro ouve nesta quinta-feira, por videoconferência com Porto Alegre (RS), às 15h30, o petista e ex-ministro Tarso Genro na ação movida pela força-tarefa da Lava-Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Genro, que será testemunha de defesa, foi minitro da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça no governo Lula, entre 2003 e 2011. Também será ouvido o engenheiro Fábio do Vale, testemunha de defesa de Paulo Gordilho, executivo da OAS.

Nesta ação, o ex-presidente Lula é acusado de ter recebido benefícios da OAS, decorrentes em propina de contratos da Petrobras. As vantagens seria um tríplex no Guarujá, que teria sido reformado e personalizado para a família do ex-presidente, e pagamentos pela armazenagem do acervo presidencial entre 2011 e 2015.

As 14h30, Moro ouvirá pessoalmente dois gerentes da Petrobras, José Paulo Assis e Mário de Aquino, que participou da comissão de licitação das obras da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná. Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União apontou prejuízo superior a R$ 1 bilhão nas obras na Repar, que foram divididas pelo cartel de empreiteiras investigado na Lava-Jato.

Na última segunda-feira, defensores do ex-presidente Lula e de seu braço direito, Paulo Okamotto, bateram boca com o juiz Sérgio Moro durante a audiência. A defesa interrompeu um questionamento do juiz ao ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli e disse que o magistrado fazia ?perguntas de um inquisidor, e não as perguntas de um juiz?.