Cotidiano

Ex-ministro lança livro sobre a Nova República

O livro enfoca a transição do período ditatorial para a redemocratização, com a transferência do poder aos civis e os acontecimentos que se seguiram

Curitiba – O paranaense Luiz Carlos Borges da Silveira, que foi ministro da pasta da Saúde entre 1987 e 1989, no Governo José Sarney, lança nesta segunda-feira, às 18h, na Assembleia Legislativa, o seu livro “30 Anos da Nova República”. A obra retrata o período que vai do fim da ditadura militar e eleição do primeiro presidente civil (Tancredo Neves, eleito pelo Colégio Eleitoral), em 1985, ao início do governo Michel Temer.

“Os trinta anos completaram-se em 2015, porém a narrativa foi prolongada em face do processo de impeachment de Dilma Rousseff. A ampliação foi necessária para não ocorrer um vácuo no conteúdo histórico”, explica Borges da Silveira, que integra o time de articulistas do jornal O Paraná.

O livro enfoca a transição do período ditatorial para a redemocratização, com a transferência do poder aos civis e os acontecimentos que se seguiram. Tal período foi marcado por fatos relevantes como a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, a reformulação de políticas públicas e o Plano Real, que reequilibrou a economia nacional.

“Infelizmente, também ocorreram episódios negativos no período, entre os quais dois presidentes afastados por irregularidades e dois grandes escândalos de corrupção, o mensalão e o metrolão. Também ocorreram algumas crises econômicas e políticas, o que é de certa forma natural”, observa Borges da Silveira.

A obra tem um enfoque histórico nos acontecimentos que marcaram a vida brasileira nas últimas três décadas. “Serve para que as novas gerações tomem conhecimento dos fatos e as gerações anteriores relembrem, pois, o brasileiro tem a tendência de não preservar a memória histórica ou desinteressar-se pelo assunto. Acredito que este trabalho vai oferecer relevante contribuição, inclusive como obra de pesquisa”, finaliza o autor.

COLETÂNEA

O livro “30 Anos da Nova República” baseia-se em registros oficiais, relatos da mídia, entrevistas e observações pessoais do autor, que teve intensa participação política não só como ministro, mas também como deputado federal por três mandatos. Como ministro, Luiz Carlos Borges da Silveira foi responsável, por exemplo, pela criação do “Zé Gotinha”, da Rede de Hemocentros e das primeiras campanhas de combate ao tabagismo.