Cotidiano

Ex-ministro do STJ nega ter sido procurado por Sarney

SÃO PAULO — O ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, negou ter sido procurado pelo ex-presidente José Sarney para intermediar uma conversa com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zawascki, para falar do processo contra o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Em gravações divulgadas nesta semana, cita o nome de Rocha, que teria, segundo Sarney, proximidade com Teori. E avisa a Machado que vai falar com ele sobre o caso do ex-presidente da Transpetro. Machado disse que temia que a investigação contra ele fosse remetida à primeira instância. Segundo ele, se o caso caísse na mão do juiz Sérgio Moro, ele seria preso.

MACHADO – Porque realmente, se me jogarem para baixo, aí… (com) Teori ninguém consegue conversar.

SARNEY – Você se dá com o Cesar? Cesar Rocha.

MACHADO – Dou, mas o Cesar não tem acesso ao Teori, não. Tem?

SARNEY – Tem total acesso ao Teori. Muito, muito, muito, muito acesso, muito acesso. Eu preciso falar com Cesar. A única coisa com o Cesar, com o Teori é com o Cesar.

Em nota, Cesar Rocha contesta “terminantemente que tenha sido procurado, em qualquer tempo e por qualquer pessoa, para tratar” dos assuntos gravados na conversa entre Sarney e Machado. O ex-ministro do STJ nega que “tenha conversado sobre o tema com qualquer ministro” do STF ou com qualquer outro magistrado.