Cotidiano

Ex-ministro das Finanças, Bill English é nomeado novo premiê da Nova Zelândia

WELLINGTON ? Em reunião realizada nesta segunda-feira (hora local), o Partido Nacional, que detém a maioria do Parlamento na Nova Zelândia, nomeou Bill English como novo primeiro-ministro do país. O anúncio vem após a inesperada renúncia do ex-premier John Key, na semana passada.

Bill English, que deve prestar juramento oficialmente como novo chefe de governo, em Wellington, ao longo do dia. Paula Bennett foi nomeada vice-primeira-ministra.

? Bill e Paula são importantes líderes que contribuirão com uma boa combinação de experiência e pensamento renovado ? disse o presidente do partido, Peter Goodfellow, para acrescentar: ? Sob a liderança dele, os neozelandeses continuarão se beneficiando de um governo estável e da devida atenção na obtenção de resultados, tanto para as famílias quanto para as empresas.

Bill English, de 54, era considerado o favorito para suceder de Key, após ter tido uma boa avaliação no desempenho como ministro das Finanças em seu governo. Empresário da agricultura, com formação em comércio e literatura, é parlamentar pelo Partido Nacional desde 1990.

Apesar dos altos índices de popularidade, John Key entregou o cargo alegando razões familiares, após oito anos como premiê e uma década à frente do Partido Nacional.