Cotidiano

Ex-ministro Carlos Gabas é levado coercitivamente para depor em Brasília

gabas.jpgSÃO PAULO e BRASÍLIA ? Alvo da Operação Custo Brasil, deflagrada na manhã desta quinta-feira e que prendeu o ex-ministro Paulo Bernando, o ex-ministro da Previdência Carlos Gabas foi conduzido coercitivamente para depor em Brasília. Gabas é investigado por suposto envolvimento na contratação ilegal e recebimento de propina da empresa Consist, para prestar serviços sobre crédito consignado, no período em que Paulo Bernardo era ministro do Planejamento. O jornalista Leornardo Attuch também foi levado coercitivamente para depor, mas em São Paulo.

Lava-Jato 23.06

A operação apura o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática com a empresa Consist, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos do Ministério do Planejamento. O caso foi revelado pelo GLOBO em agosto do ano passado.

O ex-ministro Paulo Bernardo foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, em Brasília. Ele é casado com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A residência do casal em Curitiba foi alvo de busca e apreensão. Policiais federais também cumprem um mandado de busca na sede do PT, no centro de São Paulo.

Ao todo, são cumpridos outros 11 mandados de prisão preventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Criminal de São Paulo. Ainda segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de 2 a 12 anos de prisão. Os presos apreendido serão encaminhados à sede da Polícia Federal em São Paulo.