Cotidiano

Ex-líder do governo, deputado do PT se torna líder da minoria

2016 908138984-201605091314396886.jpg_20160509.jpgBRASÍLIA ? Com o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff oficializado pelo Senado, o deputado José Guimarães (PT-CE) passou, em poucos dias, de líder do governo na Câmara para líder da minoria, responsável por fazer oposição ao governo interino de Michel Temer (PMDB-SP). O nome do petista foi oficializado para o posto, antes ocupado pelo PSDB, nesta quarta-feira.

O líder da minoria costuma vir do maior partido de oposição ao governo, que agora é o PT. Os dois últimos líderes foram Miguel Haddad (PSDB-SP) e, antes, o atual ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB-PE).

Os tucanos seguiam disputando a permanência no cargo, mas Guimarães pressionou, alegando que a correlação de forças do Congresso ficaria desequilibrada caso o PSDB seguisse na liderança da minoria, já que a legenda agora faz parte da base governista.

Nos primeiros comportamentos na condição de oposicionistas, deputados do PT prometem obstruir as votações da Câmara. A pauta está trancada por Medidas Provisórias e projetos de lei com urgência constitucional.