Cotidiano

Ex-juiz Rocha Mattos está preso na Polícia Federal em São Paulo

SÃO PAULO – O ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, condenado a 17 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, está preso na sede da Polícia Federal (PF), na Zona Oeste da capital, desde a última quarta-feira. De acordo com informações da PF, os agentes cumpriram um mandado de prisão contra ele a pedido da 8ª Vara Criminal Federal.

Rocha Mattos foi preso em casa, na região central da capital paulista, e, segundo agentes, já estava ciente da existência de um mandado de prisão contra ele. O ex-juiz deve permanecer na sede da Polícia Federal à disposição da Justiça.

A prisão de Rocha Mattos ocorreu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os réus deverão ser presos depois de condenados por um tribunal de segunda instância, sem o direito de recorrer em liberdade até que sejam julgados todos os recursos possíveis.

Rocha Mattos foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de possuir depósitos no exterior de US$ 12 milhões (equivalentes a aproximadamente R$ 38,4 milhões), não declarados ao Fisco e sem comprovação da origem. O ex-juiz já havia sido condenado em 2004, dentro da Operação Anaconda, a pena de 24 anos de prisão por vender sentenças. Ele foi afastado do cargo, ficou preso oito anos e saiu da prisão em 2011.

O GLOBO não conseguiu localizar a defesa do ex-juiz até a publicação desta reportagem.