Esportes

Ex-ginastas medalhistas dos EUA acusam médico de abuso sexual

64992179_FILE - In this Friday Feb 17 2017 file photo Dr Larry Nassar listens to testimony of a.jpg

Três ex-ginastas dos EUA acusaram de abuso sexual o Dr. Larry Nassar, antigo médico da seleção nacional. Em entrevista ao programa ?60 Minutes? da rede CBS, no domingo, Jamie Dantzscher, Jeanette Antolin e Jessica Howard reveleram abusos sofridos na adolescência, na década de 1990. Segundo as ex-ginastas, Nassar dizia estar realizando procedimentos médicos.

Dantzscher, medalhista de bronze por equipes nos Jogos Olímpicos de Sidney-2000, afirmou que o médico colocava os dedos na vagina das ginastas sob a justificativa de ser um tratamento para dor. Nassar, que foi o médico da seleção nacional de ginástica dos EUA entre 1996 e 2015, já havia sido acusado de abuso sexual por dezenas de ginastas.

As três ginastas são as atletas de maior renome a levantarem acusações contra Nassar até o momento. Jessica Howard foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos deWinnipeg-1999, enquanto Jeanette Antolin disputou o Campeonato Mundial no mesmo ano.

? Lembro que eu me sentia desconfortável. Mas pensava que era um tratamento. Você não reclama de um tratamento ? afirmou Antolin.

Nassar começou a ser julgado na última sexta-feira por outra acusação de abuso sexual, em Michigan, cuja vítima seria a criança de uma família próxima à do médico. Além disso, ele foi indiciado pelo FBI pela posse de 37 mil vídeos e fotos de pornografia infantil em sua residência. O material foi encontrado em dezembro por agentes que investigavam as denúncias de abuso sexual contra Nassar.