Cotidiano

Ex-funcionários da Companhia das Letras abrirão nova editora

SÃO PAULO – Uma nova editora está prestes a nascer no mercado brasileiro. Luiz Schwarcz, presidente do Grupo Companhia das Letras, divulgou um comunicado à imprensa para anunciar a saída dos editores André Conti e Flávio Moura dos quadros da empresa e informar que ambos se associarão para criar uma nova casa editorial.

?Foi com o misto de tristeza e alegria que recebi do André Conti e do Flávio Moura a notícia de que deixarão a Companhia das Letras para lançarem a sua própria editora. Tristeza pelos dois amigos e excelentes editores que saem da casa onde estiveram por tantos anos. Alegria pelo fato de vê-los em busca da realização pessoal e da concretização de um projeto profissional”, disse Schwarcz, por meio do comunicado.

Moura e Conti estarão acompanhados na nova editora por outros ex-funcionários da Companhia das Letras. Entre eles, Ana Paula Hisayama, diretora de direitos estrangeiros; Marcelo Levy, diretor comercial, e Leandro Sarmatz, que até o ano passado cuidava de obras de grandes espólios, como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Morais.

Por enquanto, o nome da nova editora ainda não foi divulgado e os primeiros lançamentos estão programados para o segundo semestre, sem data definida. Moura, que foi curador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2008 a 2010, disse apenas que será uma empresa de porte médio com um leque de títulos de interesse geral:

? Vamos investir em ficção nacional e estrangeira contemporânea e de domínio público, ensaios e reportagens. Também vamos investir em quadrinhos, que era a área do (André) Conti na Companhia das Letras. Tem muita coisa boa que saiu lá fora, os agentes literários oferecem às editoras e ninguém compra. Temos convicção de que há espaço para uma iniciativa como a nossa ? disse ele, em entrevista por telefone a O GLOBO.

O segmento de interesse geral responde por 23% do mercado literário brasileiro, que significa um bolo total de R$ 1,1 bilhão de faturamento, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Houve um pequeno encolhimento nesse campo, mas o novo editor vê a empreitada como um desafio de longo prazo:

? A gente também vê que tem sinais de melhora e reversão do prazo. Além disso, é um projeto de longo prazo. O mercado de interesse geral é grande ? completou.