Cotidiano

Ex-foragido, prefeito de Montes Claros (MG) volta à campanha eleitoral

BRASÍLIA – O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), candidato à reeleição, retomou sua campanha nesta terça-feira após obter de um juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais uma liminar garantindo esse direito. E ontem a Justiça Eleitoral de sua cidade lhe garantiu um salvo conduto para não ser preso. Muniz estava foragido e com sua prisão preventiva decretada, acusado de irregularidades na Prefeitura.

Muniz retomou hoje sua campanha. Ontem, após as decisões que o liberaram, ele gravou um vídeo com a mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG), que ganhou notoriedade ao elogiar o marido ao votar a favor do impeachment de Dilma Rousseff. No dia seguinte, o prefeito foi preso. No vídeo, ela diz que em ano de eleição todo mundo sabe que “aparece de tudo”.

? Estamos forte com Ruy. Você que rezou, que orou, seu sonho vai continuar ? disse ela.

Ruy Muniz convocou seus seguidores para irem às ruas hoje e fez citação religiosa.

? Conto com você. Na parte da manhã vamos pegar cedo: caminhada, reunião. Tudo depende de você. Demos frutos. Somos sementes do bem. Confiamos na Justiça. A verdade sempre vai aparecer. O Evangelho de hoje é isso: nada ficará escondido. Tenho certeza que tudo será esclarecido ? diz Ruy Muniz na gravação. Sua coligação, “Competência para fazer mais”, é composta por nove partidos.

O juiz do TRE Carlos Roberto de Carvalho concedeu a liminar garantindo a Ruy o direito de continuar com todos os atos de campanha, inclusive propaganda eleitoral no rádio e TV. Mas sua campanha enfrenta outro problema. O candidato a vice a sua chapa, Danilo Narciso (PMDB), desistiu de concorrer. Com a renúncia, a chapa está impugnada e não há mais tempo para substituir vice. Assim, Ruy não pode concorrer. Mas a decisão de Carvalho não entra nessa discussão e tratou apenas de seu direito de fazer propaganda. Oficialmente, é um candidato “sub judice”.

O plenário do TRE deve julgar nos próximos dias a liminar concedida a Ruy Muniz. É difícil que sua candidatura seja mantida.

Montes Claros fica no Norte de Minas e tem uma população estimada de 360 mil habitantes.