Política

Ex-diretor do DER conclui delação; sai com tornozeleira

Curitiba – O ex-diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná Nelson Leal Júnior deixou na tarde de ontem a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Embora sob o monitoramento de tornozeleira, o fato de ser liberado para voltar para casa indica que ele cumpriu os passos da delação premiada que firmava com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal.

Leal, que pelo menos desde o início dos anos 2000 assessorava Beto Richa de vice-prefeito a governador do Estado, foi preso e denunciado pelo MPF depois que teria sido constatado suposto esquema de favorecimentos do DER (o qual chefiava desde 2013) à concessionária Econorte, que administra a rodovia BR-369, no norte do Estado.

O ex-diretor foi preso em fevereiro pela Operação Integração, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. O DER é um órgão subordinado à Secretaria de Infraestrutura e Logística, pasta até então administrada por José Richa Filho, irmão do ex-governador Beto Richa (PSDB).

Nelson Leal Júnior é suspeito de receber dinheiro de forma ilícita de empresas ligadas ao pedágio cobrado em rodovias no Paraná. No cargo, relata o MPF, ele “firmou com as concessionárias de pedágio do Paraná inúmeros termo de ajuste sem amparo técnico em que foi acordada a retirada de obras e o incremento das tarifas”.