Cotidiano

Ex-diretor da CIA se demite da equipe de transição de Trump

download (2).jpg

WASHINGTON ? Um dos maiores especialistas da Inteligência americana, o ex-diretor da CIA James Wooley renunciou ao seu cargo na equipe de transição do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. O anúncio da sua saída vem enquanto crescem as tensões entre as agências de Inteligência e o magnata. Trump vem criticando e deslegitimando publicamente a investigação do governo americano sobre os supostos ciberataques russos para influenciar as eleições americanas, rechaçando as suspeitas da CIA de que teria sido favorecido por hackers de Moscou.

O porta-voz de Woolsey, Jonathan Franks, disse em comunicado que o ex-diretor não seria mais conselheiro de Trump a partir desta sexta-feira. E complementou apenas que Woolsey desejava grande sucesso ao republicano durante o seu mandato.

Na tarde de quinta-feira, Woolsey sugeriu em algumas entrevistas a canais de televisão americanos que atuava apenas como conselheiro informal de Trump. Segundo ele, suas funções incluiam falar com a imprensa sobre suas políticas de segurança nacional. Fontes próximas ao especialista disseram que, nas últimas semanas, ele foi excluído de discussões importantes sobre a Inteligência.

? Eu fui um conselheiro e senti que estava fazendo minha contribuição. Mas eu não estou mais funcionando como conselheiro. Quando estou na tela da televisão, todos me apresentam como ex-diretor da CIA e conselheiro de Trump. Mas eu não sou mais ? disse Woolsey à rede CNN.

Enquanto autoridades da Inteligência afirmam ter evidências de que os russos trabalharam para influenciar as eleições americanas com ciberataques, Trump rechaça as suspeitas de que teria sido favorecido por Moscou. O republicano chegou a chamar a hipótese de ridícula, mesmo após um relatório da CIA ter reforçado a suposição de atuação dos hackers russos durante a corrida à Casa Branca.

“O Comitê Nacional Democrata não permitiu que o FBI estudasse ou visse as informações dos seus computadores após ter supostamente hackeado pela Rússia. Então como e porque eles têm tanta certeza sobre o ciberataque se eles nunca nem mesmo pediram uma análise dos servidores computadorizados? O que está acontecendo?”, escreveu Trump em seus mais recentes comentários no Twitter.