Cotidiano

Ex-congressistas republicanos lançam carta anti-Trump: 'Perigo inaceitável'

US-DONALD-TRUMP-HOLDS-CAMPAIGN-RALLY-IN-NEVADA-G302UO6TD.1.jpgWASHINGTON – Com uma campanha presidencial que tem dividido os próprios republicanos, Donald Trump voltou a ser alvo de esforços contrários a uma possível vitória na eleição à Casa Branca, em novembro. Na quinta-feira, trinta ex-congressistas do partido divulgaram uma carta dizendo que não votarão no bilionário porque ele “faz piada” com os princípios da legenda e demonstra atitudes que representam um “perigo inaceitável”. trump

“Dado o enorme poder do cargo, qualquer candidato a presidente deve ser julgado rigorosamente para se ter certeza de se ele ou ela terão a competência, a inteligência, a sabedoria, a compreensão, a empatia, a capacidade de julgar e o temperamento necessário para manter o país em um curso são e estável”, escrevem os signatários. “Donald Trump fracassa em cada um destes pontos, e provou ser abertamente desqualificado para ser presidente.”

Na carta, tornada pública pelos ex-congressistas Mickey Edwards (Oklahoma) e Tom Coleman (Missouri), alguns dos signatários afirmam que votarão no Partido Democrata (sem mencionar a candidata Hillary Clinton), no libertário Gary Johnson ou ainda em um nome próprio, não vinculado ao pleito.

“Ao indicar Donald Trump, o Partido Republicano pediu ao povo dos EUA que confiem seu futro em um homem que insulta as miulheres, tira sarro dos deficientes, apela para que a dissidência seja respondida com violência, quer impor testes religiosos para entrar nos EUA e aplica um julgamento de etnia a juízes”, atacaram. “Ele ofende nossos aliados e elogia ditadores. Suas declarações públicas são salpicadas de mentiras. Ele diminui o valor de nossos heróis e insulta os pais de quem morreu defendendo o país. A cada dia, Trump traz uma nova revelação que destaca o perigo inaceitável que há em elegê-lo para liderar nossa nação.”

Entre os participantes do apelo, estão ex-legisladores de estados importantes para a disputa (que é distrital), como Pensilvânia, Iowa, Wisconsin e Virgínia.

Outros “motins” públicos republicanos ao candidato já chamaram a atenção do país na corrida eleitoral. Ex-funcionários de Defesa, ex-agentes da CIA, analistas de segurança e até o ex-presidente George H.W. Bush se recusaram a votar nele ? o chefe de Estado deve votar em Hillary.