Cotidiano

Ex-candidato presidencial e outros opositores são libertados na Venezuela

Venezuela Jailed Activists-GKS32AO8I.1.jpgCARACAS ? O ex-candidato presidencial e ex-governador venezuelano Manuel Rosales e outros opositores foram libertados neste sábado, em meio a acusações de opositores ao governo socialista do presidente Nicolás Maduro de não cumprir compromissos acordados em uma mesa de diálogo.

Rosales, duas vezes governador do estado petroleiro de Zulia e prefeito da capital, Maracaibo, durante o governo do falecido Hugo Chávez, foi acusado de enriquecimento ilícito e cumpria pena de prisão domiciliar.

?Eu informo ao povo da Venezuela que fui libertado junto com outros presos políticos?, disse Rosales em sua conta no Twitter.

O político retornou à Venezuela em meados de outubro do ano passado e foi preso assim que saiu do avião. Há dois meses, ele cumpria pena em casa.

Além do ex-governador, foram libertados cinco jovens presos durante uma onda de protestos contra o governo em 2014, de acordo com a ONG Fórum Penal.

Em sua mensagem de fim de ano, Maduro reconheceu que 2016 foi um ano difícil e disse que os venezuelanos souberam enfrentar as adversidades. Abatido por uma crise econômica, o país enfrenta inflação galopante e escassez de produtos básicos e medicamentos.