Cotidiano

Ex-bispo acusa Universal de esquema ilegal de remessa de dinheiro

UNIVERSAL.jpgRIO ? O ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Alfredo Paulo Filho, de 49 anos, acusa a instituição de ter enviado milhões de dólares para a Europa de forma irregular por pelo menos sete anos. Segundo entrevista ao jornal ?Folha de S. Paulo?, o dinheiro teria sido usado para financiar a igreja e a emissora de TV ligada a ela, Rede Record, na Europa. O ex-bispo diz que não tem provas, mas que participava do esquema ilegal e recebia o dinheiro proveniente da África em sua própria casa, em Portugal.

Paulo Filho conta que foi responsável pela Universal em Portugal de 2002 a 2009 e que foi um dos principais auxiliares do bispo Edir Macedo, fundador da igreja. Há um mês, ele começou a postar vídeos na internet com as acusações. E diz que Edir Macedo tinha conhecimento do esquema montado pela cúpula da igreja. ?Ninguém faz nada na Universal sem o bispo saber?, disse na entrevista.

De acordo com o ex-bispo, o dinheiro vinha de uma campanha de arrecadação da igreja em Angola, chamada Fogueira Santa de Israel, e cerca de US$ 5 milhões eram remetidos por viagem. O dinheiro era levado de carro para a África do Sul, para depois ser levado em malas em jatos particulares para Portugal. Paulo Filho conta à Folha que algumas vezes Edir Macedo e a família iam juntos na aeronave e que já foi buscá-los no aeroporto de Tires, em Cascais, ou no da Portela, em Lisboa. A operação aconteceria pelo menos duas vezes por ano.

Em Portugal, os dólares eram trocados por euros, ainda segundo ele, e depositados em uma conta no banco BCP, como dízimos da igreja, e distribuídos para os braços da instituição pela Europa.

Ele explica que a igreja arrecadava mais dinheiro em Angola, e o dinheiro era repassado a Portugal, porque de lá ele poderia ser levado a outros países com menos burocracia. ?A minha prova sou eu?, diz ele a Folha de S. Paulo. E ressalta que o histórico das contas está no banco BCP de Portugal.

Na entrevista, Paulo Filho diz ainda que sabia que era ilegal, porque era escondido. Ele ressalta, no entanto, que, na concepção dos integrantes da igreja, era válido, pois era feito para desenvolver a obra de Deus. E informa que, em reunião com pastores, o bispo Macedo já falara diversas vezes que, ?para a obra de Deus, vale até gol de mão?.

O ex-bispo diz que resolveu fazer a denúncia por meio de vídeo na internet após o filho sair da igreja há um mês. Paulo filho já tinha se desligado da igreja antes, em 2013, após um problema pessoal em que acabou se desentendendo com o fundador da igreja.

A Igreja Universal do Reino de Deus informou que vai entrar na Justiça contra o ex-bispo por calúnia e difamação e que vai se manifestar somente nos tribunais. A Rede Record não quis se manifestar.