Cotidiano

Ex-assessor de Palocci é suspeito de intermediar esquema de prédio para Instituto Lula

SÃO PAULO. Ex-assessor de Palocci preso temporariamente nesta segunda-feira, em São Paulo, Branislav Kontic era investigado pela Lava-Jato por suspeita de intermediar com a Odebrecht a compra de um prédio para o Instituto Lula, em 2010.

A empresa chegou a comprar um prédio de três andares na Vila Clemetino, Zona Sul de São Paulo, usando uma empresa parceira para efetuar a compra – a DAG Construtora, de Salvador. O plano de dar o prédio para o Instituto Lula, no entanto, não foi adiante, e a entidade foi instalada no antigo prédio do Instituto Cidadania, ligado ao PT.

Num e-mail de setembro de 2010, apreendido nas investigações, Marcelo Odebrecht escreveu para o assessor de Palocci: ?Preciso mandar uma atualização sobre o novo prédio para o Chefe amanhã. Qual a melhor maneira??. Relatório da PF sobre o caso foi revelado pelo GLOBO em julho deste ano.

Em texto divulgado nesta segunda-feira, o Ministério Público Federal sustenta que “há indícios de que a aquisição do terreno inicialmente destinado ao Instituto Lula foi acertada com o ex-ministro, tendo sido o valor debitado das vantagens indevidas pactuadas. Identificaram-se ainda registros de que além do repasse de mais de R$ 12 milhões anotados na planilha “Programa Especial Italiano”, vinculados a IL (Instituto Lula), Palocci participou de reunião com Marcelo Odebrecht e Roberto Teixeira, bem como recebeu, por intermédio de Branislav Kontic, documentos encaminhados via e-mail pelo presidente do grupo empresarial, relacionados à compra do terreno.