Cotidiano

Ex-assessor de Cabral e último foragido da Operação Eficiência é preso no Rio

kiko.jpgRIO ? O publicitário Francisco de Assis Neto, ex-assessor de Sérgio Cabral, foi preso por volta das 11h10 desta sexta-feira, ao desembarcar no Aeroporto do Galeão, conforme noticiou o site G1. Conhecido como Kiko, era considerado o último foragido da Operação Eficiência, que investiga o esquema de lavagem de dinheiro e recebimento de propina comandado pelo ex-governador do Rio. O publicitário foi levado para a sede da Polícia Federal, na Zona Portuária.

A defesa de Kiko, já havia informado à Justiça Federal que ele chegaria ao Rio nesta sexta. O ex-assessor de Cabral estava foragido desde 26 de janeiro, quando teve o mandado de prisão preventiva expedido em uma das ações da Operação Eficiência.

O publicitário saiu do Brasil no dia 9 de dezembro para passar férias no Havaí, em um voo com escala em Houston. Após o período no Havaí, Kiko, dono da empresa de comunicação Corcovado, passou um mês em San Diego, na Califórnia. De acordo com a defesa ele antecipou sua volta para se apresentar às autoridades.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), ele recebeu R$ 7,7 milhões, em espécie, em repasses ilegais. Segundo o órgão de acusação, o ex-assessor aparecia nas planilhas do grupo que operava o suposto esquema de corrupção com os apelidos ?Zambianke? ou ?Zambi?, em uma referência ao cantor Kiko Zambianchi.