Esportes

Evento promete bons combates neste sábado nos Estados Unidos

Nova York – Com três disputas de cinturões que estão em poder de lutadores em alta no Ultimate, o UFC chega à sua edição 217 com a promessa de bons combates no Madison Square Garden, em Nova York (EUA), a partir das 20h30 (de Brasília) deste sábado.

As lutas centrais, entretanto, começarão a partir da 1h de domingo, com o início do card principal. Evidência maior para o último duelo do evento, valendo o título dos pesos médio (até 84 kg) entre o atual campeão Michael Bisping e a lenda Georges St-Pierre, que volta ao octógono após quatro anos aposentado. Os dois são trocadores e não costuma levar suas lutas ao chão.

Aos 38 anos, o inglês Michael Bisping ostenta um cartel de 37 lutas com 30 vitórias e sete derrotas. Ele está há 10 anos no UFC e detém o cinturão desde junho do ano passado, quando venceu Luke Rockhold ao substituir o ex-campeão Chris Weidman, que havia desbancado Anderson Silva em 2013 e se lesionado poucos dias antes da revanche com Rockhold, no ano passado.

Já o canadense Georges St-Pierre, de 36 anos, fez seu nome no UFC de 2004 a 2013 e tem um cartel de 27 lutas, com 25 vitórias e duas derrotas. É um dos maiores astros da organização e busca sua 13ª vitória seguida. Com os 12 triunfos consecutivos ele ainda é o lutador há mais tempo invicto da atualidade no UFC, e detém também os recordes de ser o campeão com mais vitórias em lutas valendo título do UFC, com 13, e o de ser o atleta com mais tempo de luta no Ultimate, com 5h28m12s.

Recorde no feminino

As outras duas lutas com um cinturão em disputa no UFC 217 são entre os estadunidenses Cody Garbrandt e T.J. Dillashaw, pelo peso galo (até 61,2 kg), e entre polonesa Joanna Jedrzejczyk e a estadunidense Rose Namajunas, pelo peso palha feminino (até 52 kg). Garbrandt, de 26 anos, é o atual campeão e fará sua primeira defesa de título cerca de um ano após conquista-lo. Ele está invicto no UFC, com 11 lutas e 11 vitórias. Já Dillashaw, de 31 anos (tem 14 vitórias e três derrotas), vem de duas vitórias depois de ter perdido o cinturão para Dominick Cruz, no início do ano passado. Na luta feminina da noite, Joanna (14 lutas e 14 vitórias), de 30 anos, pode igualar o recorde de Ronda Rousey com seis defesas de título. Já a desafiante Rose, 25, fará sua décima luta no UFC (seis vitórias e três derrotas), sendo a segunda na tentativa de conquistar o inédito cinturão.