Cotidiano

Evento oficializa convênio para Hospital Intermunicipal

Francisco Beltrão – Mais uma etapa do processo de liberação do Hospital Intermunicipal irá ocorrer nesta quinta-feira, quando ocorre a assinatura do convênio para liberação dos recursos. O evento será na Prefeitura de Francisco Beltrão, pela manhã.

A viabilização do Hospital Intermunicipal começou a ser debatida no fim do ano passado pela Comissão de Saúde da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), que congrega prefeitos, secretários municipais e gestores de saúde da região.

A construção de um hospital que servisse de alternativa ao São Francisco – que está atendendo pelo SUS devido a uma intervenção administrativa – foi solicitada ao então ministro da Saúde, Ricardo Barros. Em fevereiro, Barros sinalizou que o governo federal iria bancar a construção da estrutura.

De lá para cá, técnicos vêm trabalhando na elaboração dos projetos. O hospital será construído em uma área doada pela prefeitura, próximo ao CRE (Centro Regional de Especialidades). A estimativa é de que a obra custe R$ 22 milhões e mais R$ 14 milhões sejam investidos para equipar o novo hospital, que terá 92 leitos.

Segundo o presidente da Amsop, Moacir Fiamoncini, a viabilização da obra é resultado de um esforço conjunto entre os líderes da região. “Esse é um exemplo de que, quando prefeitos, secretários e gestores sentam e debatem as soluções para a saúde pública, as coisas acontecem. Será um hospital novo, moderno e que teve a participação de muita gente para poder sair do papel e beneficiar a população”, destaca Fiamoncini.

Além da Amsop, a Prefeitura de Francisco Beltrão, a ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste), a Secretaria de Estado da Saúde e as prefeituras da microrregião estão envolvidas no processo de viabilização do hospital.