Variedades

Evento oferece vislumbre de como é a vida de quem não consegue ver

Toledo – Imaginar como é a vida de um deficiente visual será o tema do evento Cego por 47 minutos, que será realizado no Teatro Municipal de Toledo nesta quinta-feira (12), a partir das 20h.

O evento visa proporcionar uma experiência que consiste na leitura do livro de Jonas Kaz: Agora é a tua vez! O convite é destinado a todos que desejam conhecer a história e experienciar uma vida desprovida da visão perfeita. A parceria da ação é entre o autor e a Secretaria de Cultura.

O autor do livro, Jonas Kaz, conta em uma das passagens a experiência que teve com um professor que não respondia aos seus acenos. Ficou curioso no começo, mas depois foi tomado por grande surpresa e empatia ao descobrir que o homem era cego.

Inspirado nessa lembrança, o autor diz que o evento é uma forma de incluir os deficientes visuais que por diversas vezes recebem auxílio de vários lugares mas não têm apoio no âmbito cultural. “Nós devemos conceder essa independência a eles, mostrar a todos que eles são capazes. É um aprendizado para todos nós, acredito que será uma experiência incrível”, adianta.

O evento é alusivo à Semana do Braille e qualquer um pode participar comprando o ingresso solidário pelo valor de R$ 5. Os interessados devem mandar uma mensagem pelo WhatsApp para o número (45) 99124-5265, informando nome e cidade. Toda bilheteria arrecadada no evento será destinada à ADVT (Associação dos Deficientes Visuais de Toledo).

Foi na África que Jonas entendeu a realidade da educação no País