Cotidiano

Evento marca 29 anos do Núcleo de Ostomizados

Os 29 anos de fundação do Núcleo Regional dos Ostomizados

do Oeste do Paraná Renascer foi comemorado ontem com festa, repleta de surpresas e homenagens.

O gastroenterologista Univaldo Etsuo Sagae foi um dos fundares da sede localizada no Bairro Santo Onofre, em Cascavel, atrás do HU, e destacou a importância do local para o dia a dia dos pacientes.

“Eles passaram por cirurgia que é um processo complicado e muda o corpo. Muitos têm dificuldade de aceitação e precisam se readaptar. Por isso, mostramos que é possível se reintegrar à sociedade e fazer tudo que já faziam antes e viver com alegria”, ressalta.

Ilto Madsen, de 82 anos, é considerado pelos colegas como João de Barro. O apelido é por conta da dedicação que teve para a construção de uma sede própria ao Núcleo. “Depois que fui ostomizado, busquei ajuda do doutor Sagae e conseguimos recursos para construir a sede. Hoje vejo que todos conservaram muito bem o espaço e nós precisamos de um local como esse para nos reunir, participar de palestras e comemorar momentos como esse”, diz ele.

A atual presidente do Núcleo, Wilse Lombardi, afirma que hoje 280 pacientes de Cascavel e da região Oeste encontram no Núcleo mais do que a bolsa necessária para o dia a dia. “Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida de todos”, explica.

Além do tradicional bolo de festa, a tarde contou com sorteios de brindes e momentos de descontração na cabine de fotos para os pacientes guardarem uma lembrança da data.

Ostomia

A ostomia consiste na cirurgia de uma abertura entre a pele e um ou mais órgãos ou cavidade, com a finalidade de desviar o trânsito das eliminações, intestinais e/ou urinárias/ alimentação/ respiração. Pode ser localizado em qualquer parte do aparelho digestivo. É por essa razão que pacientes precisam utilizar uma bolsa de coleta.