Cotidiano

Evento discute padrões para saúde conectada

Foz do Iguaçu – A Terra das Cataratas recebe nesta sexta-feira (23) um evento diferente. É o 1º Simpósio de Normas Brasileiras (NBR) de Informática em Saúde, com o título “Padrões para uma saúde conectada”, que será realizado na Uniamérica.

O evento é promovido pela Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde (ABNT/CEE-078) e tem como objetivo disseminar conhecimento e informação sobre a importância da normatização na tecnologia da informação e comunicação em saúde em benefício do paciente para profissionais da saúde e de tecnologia da informação.

Coordenador da ABNT CEE 78 de Informática em Saúde, Eduardo Mugnai, estará presente no evento defendendo a adoção de normas para melhorar a interoperabilidade entre sistemas de informação, o que consequente ajuda na melhoria do cuidado com o paciente. Atualmente, a integração de dados é mandatória para a melhoria na saúde e na comunicação entre profissionais de saúde e pacientes.

Entre os temas abordados, estão: segurança da informação em e-Saúde; conteúdo semântico para aplicações e sistemas de informação para a saúde; arquitetura de sistemas e aplicativos de informação em saúde; estrutura de conteúdo clínico: sumários de alta obstétrico e para continuidade do cuidado; telessaúde e telemedicina: estruturação dos serviços; medicamentos e Farmacovigilância: a padronização internacional de estruturas e conteúdos.

Também haverá a oportunidade de os participantes se atualizarem sobre as ações e os desafios do Ministério da Saúde para a estratégia de e-Saúde brasileira.