Cotidiano

Evento debate doenças causadas por animais

Profissionais da área de saúde de São Miguel do Iguaçu participaram de uma capacitação sobre doenças transmitidas por animais

São Miguel – Profissionais da área de saúde de São Miguel do Iguaçu participaram de uma capacitação sobre doenças transmitidas por animais. Os trabalhadores foram orientados sobre os casos de brucelose, raiva, leishmaniose visceral e outras doenças. Os servidores acompanharam uma palestra com a médica veterinária da 9ª Regional de Saúde, Eliane Maria Pozzolo. Segundo ela, a principal preocupação em São Miguel é a brucelose bovina.

“Temos registrado diversos casos de brucelose e eles estão relacionados com os casos humanos. Nossa meta é detectar e eliminar casos bovinos e tratar a tempo os casos humanos para reduzir o número de pessoas com lesões que possam ser cronificadas”, ressalta a médica veterinária. Quanto à raiva, Eliane explica que a doença está erradicada no estado. Entretanto, as atenções estão voltadas para a raiva silvestre transmitida nas zonas urbanas por morcegos.

“Quando se deparar com um morcego deambulando durante o dia no quintal ou dentro de casa, nunca tocar no animal. A recomendação é cobrir o bicho com um balde ou caixa e chamar a vigilância sanitária que irá recolher o animal para análise”, alerta. Participaram da capacitação, realizada na Câmara Municipal de São Miguel, agentes de saúde, agentes de endemias, médicos, enfermeiros e veterinários do município e de clínicas particulares.