Cotidiano

Evento aborda futuro de empresas e negócios

Objetivo foi aprofundar temas ligados a um assunto amplo e valorizado nas corporações, a Liderança sob o foco da determinação e da sensibilidade

Beltrão – Mais de 200 pessoas participaram na sexta-feira, no Anila Thermas em Francisco Beltrão, de um evento inédito organizado em conjunto pela Faciap Mulher e Faciap Jovem em parceria com as coordenadorias empresariais do Sudoeste (Cacispar) e do Oeste do Paraná (Caciopar). O objetivo do encontro foi aprofundar temas ligados a um assunto amplo e valorizado nas corporações, a Liderança sob o foco da determinação e da sensibilidade.

A presidente do Faciap Mulher, Rosangela Sonda, que é de Matelândia, diz que o desafio é integrar empresárias e empreendedores em assuntos relevantes e que, mediante à qualidade das informações, possam disseminar conhecimentos e ajudar a promover avanços em suas empresas e em suas comunidades. “Estou muito feliz, porque as entidades entenderam a importância do evento e participaram de forma ativa”, afirma Rosangela, garantindo que o encontro será levado a outras regiões do Estado.

O presidente da Faciap Jovem, Marcelo Quelho, que é de Londrina, informa que o envolvimento das entidades nos mais diversos assuntos se torna estratégico e acima de tudo necessário. “Os fatos recentes mostram que a correção de rumos que o País tanto precisa depende da participação de entidades e dos empresários”. Diversos assuntos foram apresentados em palestras e oficinas durante o dia. Um dos primeiros foi sobre Desafios do empregador: resultados x pessoas x direitos, com a contadora e advogada Elizangela Kuhn. 

Esquerda pode voltar fortalecida

Uma das apresentações mais esperadas e comentadas do evento em Beltrão foi conduzida pelo cientista político e coordenador do Movimento Brasil Livre, Frederico Gonçalves Junkert. Frederico fez um relato sobre o atual cenário político e econômico brasileiro e traçou, mediante seus estudos e conhecimentos, perspectivas possíveis para o pós-impeachment. Um dos alertas de Junkert chamou em especial a atenção dos presentes. Segundo ele, as instituições, as entidades, os políticos e a sociedade têm por obrigação fazer o pós-impeachment dar certo, porque do contrário a esquerda retornará em alguns anos e fortalecida. Um tema em especial atraiu a atenção de jovens empresários e de empreendedores. Renato Ávila falou sobre Sucessão familiar nas empresas, tema que recebe grande atenção em países desenvolvidos, mas que ainda é pouco comentado e praticado nas empresas de caráter familiar no Brasil. Os presentes também puderam aprofundar a abordagem por meio de dois cases, nos quais herdeiros de futuras empresas puderam informar sobre sua integração e participação nos negócios de suas famílias.