Cotidiano

Evacuação de Aleppo será retomada

ALEPPO e BEIRUTE ? Fontes do governo e dos rebeldes informaram na manhã deste sábado terem chegado a um novo acordo para retomar a evacuação de Aleppo e outras quatro cidades e vilas sitiadas no conflito na Síria. Além da última área controlada pela oposição no Leste de Aleppo, o governo do presidente Bashar Al-Assad vai abrir caminho para que feridos deixem as cidades de Madaya e Zabadani, perto da fronteira com o Líbano e também sitiadas por suas tropas. Já os rebeldes concordaram em permitir a saída de feridos nas vilas xiitas de al-Foua e Kefraya, na província de Idlib, bloqueadas por eles.

– Concordou-se em retomar as evacuações do Leste de Aleppo em paralelo às evacuações de casos médicos de Kefraya e al-Foua alguns casos de Zabadani e Madaya ? disse à agência Reuters um oficial do governo Sírio em Aleppo.

Anteriormente, o oficial rebelde al-Farouk Abu Bakr, também falando de Aleppo, havia informado à mesma Reuters os termos do acordo. A evacuação de Aleppo foi interrompida nesta sexta-feira no segundo dia da operação depois que milícias pró-governo demandaram que os feridos pudessem deixar as vilas xiitas sitiadas pelos rebeldes, enquanto estes, por sua vez, afirmaram que as milícias detiveram e abriram fogo contra um comboio que deixava Aleppo. Uma fonte militar síria negou a acusação, mas admitiu que o comboio teve que voltar para a cidade.