Cotidiano

Europa esta 'perto limite' em número de refugiados, diz presidente da UE

HANGZHOU – A Europa está “perto do limite” na aceitação de refugiados, segundo o presidente da União Europeia, Donald Tusk. A declaração foi feita por ele neste domingo, ao abrir o segundo dia de reuniões do G20 em Hangzhou, na China. Na ocasião, ele convocou a comunidade internacional a contribuir para acelerar o processo de reassentamento das pessoas que procuram refúgio.

O assunto domina a pauta internacional, desde que um número crescente de pessoas passou a migrar para a Europa para escapar da instabilidade em países como Síria, Iraque e Somália.

– A capacidade prática da Europa para hospedar novas ondas de refugiados, para não mencionar os migrantes econômicos irregulares, está perto dos limites – disse Tusk, que pediu aos países membros do G20 que fizessem mais para apoiar a população mundial de refugiados. – À luz de um número sem precedentes de 65 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo, a comunidade do G20 precisa aumentar a sua quota de responsabilidade.

Os líderes do G20 seguem reunidos em Hangzhou até segunda-feira para cumprir uma agenda de discussões que inclui temas como terrorismo e alterações climáticas.

– É por isso que queremos incentivar nossos parceiros a aumentar a ajuda humanitária e ao desenvolvimento, bem como a reinstalação de refugiados. Temos de abordar as causas profundas que forçam milhões de pessoas a deixarem suas casas e procurar abrigo em outro lugar.

Para ele, somente os esforços globais de apoio aos refugiados e suas comunidades de acolhimento serão capazes de gerar frutos em torno deste assunto.