Cotidiano

Eurogrupo: empresas devem evitar táticas para não pagar impostos

224819842.jpg

BRATISLAVA – Empresas multinacionais devem evitar táticas para não pagar impostos e contribuir com o que é justo, disse o presidente do conselho dos ministro de Finanças da zona do euro, o Eurogrupo, neste sábado em um novo apoio à luta da União Europeia contra evasão fiscal.

eurogrupo_1009

Após as revelações dos “Panama Papers” de amplas práticas de sonegação de impostos, Bruxelas tem aumentado seus esforços em busca de equilíbrio ao apertar os controles e adotar regras mais rígidas.

O recente pedido da União Europeia para que a Apple pague ? 13 bilhões em impostos é parte desta tendência, em um momento em que a UE prepara planos para uma base fiscal comum e uma lista negra unificada de paraísos fiscais.

? Minha mensagem para aquelas companhias é que vocês estão lutando a batalha errada. Vocês precisam dar um passo adiante. Os tempos estão mudando ? disse o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, a repórteres ao chegar para um encontro de ministros de finanças da UE em Bratislava. ? Vocês precisam pagar seus impostos de uma maneira justa. Parte disso seria nos Estados Unidos, parte disso na Europa. Portanto, preparem-se para fazê-lo ? acrescentou Dijsselbloem.