Educação

Eureca I abre exposição "As Histórias do Juninho"

O Eureca I abre deu início ontem no Teatro Municipal Sefrin Filho em Cascavel, à exposição de poesias "As histórias do Juninho". Trata-se de uma exposição com o propósito de socializar o trabalho realizado ao longo de dois anos entre o poeta cascavelense Alonso Tomaz e as crianças que participam da oficina, junto com familiares e amigos.

Centro de Convivência que desenvolve o serviço de convivência e de fortalecimento de vínculos do Suas (Sistema Único de Assistência Social) localizado no Bairro Interlagos, o Eureca I atende diariamente 170 crianças e adolescentes em diversas oficinas culturais, esportivas e de cidadania que trabalham os eixos Participação, Direito de Ser e Convivência.

Em 2017, o Eureca I teve o prazer de formar uma parceria com o poeta e escritor cascavelense Alonso Tomaz para desenvolver, semanalmente e de forma voluntária, uma oficina de poesias. Esta oficina teve resultados tão positivos que a parceria se manteve neste ano de 2018, com uma média de 20 crianças participando.

"O poeta Alonso conquistou o carinho de todas e de forma muito simples transmitiu a arte de fazer poesias. E, embora algumas das crianças demonstrassem certas dificuldades em relação à leitura e à escrita, além de timidez de expressar-se, isso não foi impedimento. E, a cada encontro, eles foram superando todos esses obstáculos e nos surpreendendo, pois passaram a ouvir, ler e a recitar poesias. Foram muito além, passaram a elaborar suas próprias poesias, que agora são expostas", conta a gerente da Divisão de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Poliana Lauther.

A exposição pode ser conferida até o dia 16 de maio no Teatro Municipal e no dia 17 de maio segue para o XVI Fórum Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual, que será realizado na Unipar.