Cotidiano

Eunício é oficializado pela bancada do PMDB e mantém PT na Mesa

BRASILIA – O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi oficializado nesta terça-feira como o candidato do partido ao comando do Senado, para suceder Renan Calheiros (PMDB-AL). A bancada do PMDB se reuniu e fechou a aclamação, Apenas o senador Roberto Requião (PMDB-PR) não compareceu. Eunício já fez um acerto da composição da Mesa do Senado com a participação do PT, mesmo com a informação de que a maioria dos senadores petistas não quer votar nele.

Eunício disse AO GLOBO que o indicado para a primeira secretaria ainda é o senador José Pimentel (PT-CE), um dos defensores de que o PT participe para cumprir a proporcionalidade, que lhe dá direito a cargos. O primeiro vice-presidente da Casa, como O GLOBO já antecipara, será o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Os demais nomes da Mesa são Antônio Valadares (PSB-SE) e Sérgio Petecão (PSD-AC).

? Quero agradecer a confiança da bancada pela aclamação. E buscar, dentro da proporcionalidade (de participação dos partidos), harmonizar a Casa ? disse Eunício.

Atual presidente do Senado, Renan Calheiros deve ser o novo líder. Mas o anúncio será depois. Ainda há disputa na bancada pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os senadores Raimundo Lira (PNDB-PB), preferido do candidato, Edison Lobão (PMDB-MA) e Eduardo Braga (PMDB-AM) querem a vaga, além de Simone Tebet (PMDB-MS).

O PMDB tem um verdadeiro império no comando do Senado, com domínio direto nas eleições desde 2001, com Jáder Barbalho.

PT RESISTE

Apesar do aceno de Eunício, o PT não quer apoiar sua candidatura. O partido está rachado, mas a cúpula e o ex-presidente Lula acham melhor não irritar a esquerda do partido. Hoje, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, conversará novamente com os senadores.