Cotidiano

Eunício diz que Senado será ?célere? na sabatina do novo ministro do STF

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse nesta segunda-feira que dará “celeridade” à avaliação do nome de Alexandre de Moraes e que a sabatina e votação deverão ocorrer até dia 22 de fevereiro. Eunício disse que quer instalar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – que vai sabatinar o nome para o STF já nesta quarta-feira. Eunício esteve no Palácio do Planalto, e intenção do presidente Michel Temer é aprovar o nome de Moraes o mais rápido possível.

? Espero que a CCJ seja instalada nesta quarta-feira. Nos mais tardar, em três sessões da CCJ, estará resolvido esse assunto ? disse ele.

Eunício confirmou, conforme revelou o GLOBO, que pretende que a sabatina e a votação pelo plenário ocorram no mesmo dia.

? Colocarei de imediato (em votação), até no mesmo dia ? disse o presidente do Senado.

Pelas regras, a CCJ será instalada nesta quarta-feira. Mas para isso o PMDB precisa indicar o nome para comandar a posição nesta terça-feira. Eunício disse que fará um apelo para o líder do PMDB, Renan Calheiros, na primeira reunião de líderes de sua gestão, nesta terça-feira. Se a CCJ for instalada nesta quarta-feira, na próxima semana, ou seja, dia 15, o relator do caso apresentaria seu relatório e seria dada vista coletiva, como é de praxe. Essa vista coletiva costuma durar uma semana, o que levaria a sabatina e votação para o dia 22, mas, pode ser antes se o presidente da CCJ decidir dar apenas 24h de prazo.

Temer conversou com Eunício e com o presidente nacional do PMDB, Romero Jucá (PMDB-RR), nesta segunda-feira.

Apesar de nos bastidores toda a cúpula do PMDB ter aprovado a escolha, o presidente do Senado não quis fazer juízo de valor sobre o nome de Moraes.

? A escolha é de livre arbítrio do presidente da República ? disse Eunício.