Cotidiano

EUA: tentativas de suicídio de adolescentes caem em estados com casamento gay

whitehouse.jpg

RIO ? Os estados americanos que implementaram legislações sobre o casamento gay antes da legalização desta união em nível federal registraram uma queda nas taxas de tentativa de suicídio entre estudantes do ensino médio, revelou uma pesquisa publicada nesta segunda-feira.

De acordo com o levantamento, publicado na revista científica “Journal of American Medical Association Pediatrics”, os estados que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo tiveram uma diminuição de 14% nas tentativas de suicídio entre adolescentes gays, lésbicas e bissexuais, e um declínio de 7% entre os alunos em geral.

Os pesquisadores compararam 32 dos 35 estados que legalizaram o casamento homossexual antes de janeiro de 2015 com os que não tinham legalizado tal união. A Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou o casamento gay em todo o país em junho de 2015. Links casamento gay

Os estados que não implementaram essas políticas antes da legalização federal não registraram queda nas taxas de tentativa de suicídio, destacou o estudo.

? Permitir o casamento homossexual reduz o estigma estrutural associado à orientação sexual ? declarou a autora principal do estudo, Julia Raifman, da Universidade John Hopkins. ? Pode ter algo a ver com ter direitos iguais, mesmo que eles não tenham planos imediatos de aproveitá-los, que faz com que os alunos se sintam menos estigmatizados e mais esperançosos para o futuro.

O suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens americanos de 15 a 24 anos, atrás de lesões acidentais.

A taxa de tentativa de suicídio entre os jovens americanos continua aumentando, com um salto de 49% nos casos que exigem atenção médica entre 2009 e 2015.

O estudo mostra que 29% dos estudantes gays, lésbicas e bissexuais relataram ter tentado cometer suicídio nos últimos 12 meses, em comparação com 6% dos estudantes heterossexuais.

Os pesquisadores usaram dados coletados entre janeiro de 1999 e dezembro de 2015, analisando tendências que começaram cinco anos antes de Massachusetts se tornar o primeiro estado americano a legalizar o casamento gay, em 2004.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA pretende reduzir as taxas de suicídio de adolescentes em 10% até 2020, como parte do seu programa Healthy People 2020.

Os autores do estudo sugerem que a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo tem ajudado nesse esforço.

? Todos nós podemos concordar que reduzir as tentativas de suicídio de adolescentes é uma coisa boa, independentemente de nossas opiniões políticas ? disse Raifman. ? Os formuladores de políticas precisam estar cientes de que as políticas sobre os direitos das minorias sexuais podem ter um efeito real sobre a saúde mental dos adolescentes.